As imagens acima e o Opala de Luxo 1974 e do nosso amigo opaleiro José Estanislau
Foi eleito pela Revista auto esporte o Carro do ano de 1974.
O Opala SS foi lançado em 1971 para disputar o mercado de carros
esportivos, e vinha comm acabamento esportivo: volante de 3 raios,
bancos individuais, câmbio de 4 marchas no assoalho, rodas esportivas, e
pintura especial com faixas esportivas; em alguns anos também com capô e
painel traseiro na cor preta. O painel vinha com marcador de RPM com
escala de 0 a 6000rpm, com a faixa amarela sinalizando atenção de
4500rpm a 5000rpm e marcação em vermelho até o final em 6000rpm — nos
motores 250/s, o conta-giros marcava até 7000rpm. A partir de 1974,
passou a ser oferecido também com o motor de 4 cilindros e 2.5 litros.
Em 1974,
com o objetivo de conferir maior suavidade ao Opala, o motor 4 cilindros
recebeu alguns aperfeiçoamentos, a saber: aumento do diâmetro dos
cilindros, com pistões mais leves, bielas mais longas, virabrequim
com menor curso, e volante com maior massa. Com isso, a cilindrada foi
ligeiramente reduzida para 2474 cm³ (151 pol³), onde ganhava-se grande
suavidade no funcionamento, permitindo-se regimes de rotação mais
elevados e um dirigir mais confortavel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário